Nos últimos tempos eu venho recebendo muitas perguntas a respeito do bitcoin, a maioria querendo saber se essa é uma opção boa e segura de investimento. As pessoas estão demonstrando um interesse maior em conhecer outras opções de investimento por conta da instabilidade política e econômica e da alta do bitcoin dos últimos meses.

Resultado de imagem para investir bitcoin
Adicionar legenda

 Em cenários turbulentos como que vivemos, é comum vermos o surgimento de boatos - vale lembrar dos rumores que se espalharam sobre confisco da poupança no período pré-impeachment de Dilma Rousseff, assim como os boatos de que o governo daria um calote na dívida.
Esse tipo de informação sem fundamento faz com que muita gente abandone investimentos para apostar em outras opções que parecem surgir como "soluções milagrosas". Nesse sentido, meu conselho é para manterem a totalidade ou pelo menos 85% do patrimônio em suas posições conservadoras e não trocarem por opções voláteis, como é o caso do bitcoin e algumas outras modalidades que estão ganhando força.
Especialmente em tempos de instabilidade econômica e incertezas políticas, o risco é potencializado. Ou seja, trocar a renda fixa pela variável, nesse momento, sobretudo o bitcoin, que é regido por um mercado internacional, aumenta de forma significativa suas chances de levar prejuízo. Nesse artigo eu aponto quais são as opções mais aconselháveis para a renda fixa nesse momento.
Além do fator contextual, precisamos levar em conta um detalhe que faz diferença em nossos processos de tomada de decisão.
O psicólogo alemão Herbert Ebbinghaus descobriu o “Recency Effect”. Esse conceito diz que nós tendemos a dar mais crédito a informações mais recentes. Como elas estão mais claras e frescas em nossa memória, tendemos a consolidar nossas decisões com base nessas informações mais recentes. Essa é uma das causas que bolhas se formam com frequência em mercados financeiros.
Isso significa que, em muitos casos, deixamos de fazer uma análise mais profunda dos riscos e das informações nas quais estamos confiando. Por exemplo, se um rumor dizendo que o bitcoin é uma boa opção de investimento se espalha, a repetição dessa informação e sua disponibilidade na memória recente das pessoas pode levar muitos a crer que esse caminho é realmente de ganhos sem risco.
Mas o risco de mercado, ou seja, a oscilação dos retornos do bitcoin é incomparavelmente maior que os instrumentos financeiros mais comuns: títulos públicos, títulos privados, ações, dólar, ouro etc.